R. Eng. Enaldo Cravo Peixoto, 215 SL. 1113 | Titanium Offices - Tijuca - RJ

Equipe Longevitat

Afinal, quais são os benefícios que os animais de estimação proporcionam ao idoso?
30 de outubro de 2018 | Bem Estar

Afinal, quais são os benefícios que os animais de estimação proporcionam ao idoso?


Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nos lares de muitas famílias. Não há como negar que esses bichinhos oferecem grande companheirismo e amor incondicional aos seus donos. Mas você sabia que eles também podem proporcionar muitos benefícios à terceira idade?


A presença de um pet no dia a dia ajuda a combater o isolamento e a solidão que alguns idosos sofrem por conta do falecimento do cônjuge ou porque os filhos já se casaram e construíram a sua própria família. Também os estimula a serem mais sociais e ativos, praticar atividades físicas que não estão acostumados, cuidar mais da saúde e muitos outros fatores.


Sabendo disso, preparamos este post especial com os principais benefícios que cães, gatos e outros bichinhos podem proporcionar à saúde e à qualidade de vida do idoso. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!


Diminuem o sedentarismo


Ter animais de estimação em casa faz com que os idosos, que muitas vezes estão aposentados, tenham uma vida mais ativa. Isso acontece porque, ao cuidar de um bichinho, é necessário alimentá-lo, mantê-lo ativo e levá-lo para passear.


Dar uma volta com um cachorro por, pelo menos, uma hora combate o sedentarismo e garante que os adultos com mais de 65 anos sejam mais ativos fisicamente. Além disso, promove uma intensa sensação de bem-estar e contribui para sua saúde mental. O ato de caminhar também aumenta a coordenação motora e faz com que o cérebro responda a estímulos sonoros, visuais, táteis e olfativos.


Previnem a depressão


Os idosos, em sua grande maioria, sofrem de solidão por conta do falecimento do parceiro ou pelo fato dos filhos terem construído uma nova família e morarem em suas próprias casas. Por isso, eles precisam se sentir seguros, amados e terem grande contato emocional e sensorial com outros seres. Do contrário, podem desenvolver quadros de depressão e profunda tristeza.


A boa notícia é que os animais de estimação são grandes aliados nesses quesitos, já que a interação e a companhia dos bichinhos podem ser muito reconfortantes e calorosas, principalmente nos momentos mais difíceis.


Um pet também tem o poder de ajudar significativamente na saúde emocional de quem se divorcia ou sofre qualquer tipo de separação. Sendo assim, além da prevenção da depressão e a diminuição da angústia, a lista de benefícios proporcionados por ele também inclui o aumento da participação, do bem-estar e da interação social do idoso.


Aumentam a socialização


Geralmente, as pessoas têm mais facilidade em se relacionar verbal e visualmente com outras que caminham em companhia de um bichinho de estimação. Além disso, é comum que contem histórias divertidas sobre seus animais, o que acaba se tornando um ponto de partida para um produtivo diálogo entre amigos, familiares e visitas.


Com os idosos, esse fator não é diferente. Portanto, os gatos e os cachorros podem ser uma excelente ponte para a socialização justamente por terem a capacidade de gerar uma maior empatia, quebrar o gelo e despertar a comunicação, fator essencial para o bem-estar e a saúde cognitiva e emocional de qualquer pessoa.


Afastam o estresse


Ter animais de estimação também ajuda a eliminar o estresse, pois acariciar e brincar com um cachorro ou um gato eleva as taxas de serotonina e ocitocina — neurotransmissores que atuam regulando o bom humor, o sono, o apetite e as dores.


Diante disso, os níveis de ansiedade e irritação são diminuídos, proporcionando sensação de calmaria, conforto e melhora do ânimo, principalmente de quem tem falhas na memória ou demonstra comportamentos agitados, intolerantes ou agressivos. Os bichos também acabam incentivando brincadeiras, exercícios e risos, o que pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e aumentar a energia dos idosos.


Reduzem o risco de doenças


Além de proporcionarem muito amor, cães, gatos e outros bichos também ajudam o coração dos donos de outra maneira. Segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, criar animais de estimação em casa ajuda a diminuir os níveis de pressão alta, colesterol e triglicérides no sangue.


Atentar-se ao bem-estar de um bichinho também faz com que o idoso tenha uma nova atividade diária e fique mais ocupado e relaxado. Isso, consequentemente, proporciona uma rotina menos entediante e minimiza os riscos de um futuro ataque cardíaco, além de prevenir outras doenças cardiovasculares e aumentar a expectativa de vida.


Proporcionam mais segurança


Entre os principais benefícios dos animais de estimação para os idosos também está a segurança do lar. Além de alertarem sobre a presença de estranhos na casa por meio de latidos, os cães também podem inibir a entrada de invasores ou possíveis assaltantes, garantindo a integridade dos seus donos. Os gatos, por sua vez, eliminam os ratos e outras pragas que podem adentrar na residência e transmitir doenças.


Mesmo que esses fatores não garantam total segurança, ter a companhia de um pet já é um fator que transmite grande sensação de proteção. Esse sentimento torna a vida dos idosos muito mais tranquila e feliz.


Exercitam a memória


Manter uma rotina de cuidados com um animal de estimação, como dar comida, água, banho e sair para passear, também é uma excelente maneira de exercitar a memória dos idosos e prevenir certas deficiências cognitivas.


Essas práticas diárias também podem contribuir para evitar lesões cerebrais e agitar a rotina doméstica dessas pessoas, que em grande parte das vezes é maçante, entediante e limitada. Não é demais?


Vários idosos acabam fazendo de seus animais de estimação os companheiros de uma vida toda, justamente por serem muito carinhosos e retribuírem toda a atenção que é dispensada a eles. Além disso, são excelentes companhias, principalmente para aqueles que moram sozinhos e precisam de companhia, carinho e cuidados especiais. Portanto, podemos concluir que esses bichinhos podem ajudar a melhorar a saúde na terceira idade e promover um envelhecimento saudável e muito mais feliz.


Se você gostou de conhecer os principais benefícios que os animais de estimação proporcionam ao idoso e conhece mais algum, aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhe a sua opinião conosco!


Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, não perca tempo: entre em contato com a Longevitat e conheça nossas soluções!